Pular para o conteúdo
Início » Textos » O Leão da Terra – CAMALEÃO

O Leão da Terra – CAMALEÃO

Etimologia: grego – chamai(terra) leon(leão)…

 

Na mitologia de muitas tradições antigas, o camaleão está ligado à criação do Mundo e às divindades mais poderosas, pelo fato de se acreditar ser um dos primeiros seres vivos. A sua capacidade de mudar de cor, de andar vagarosamente e de capturar as suas vítimas à distância distingue-o dos demais animais, e faz com que seja associado a poderes mágicos e às magias em geral.

As características do camaleão são dúbias, assim como todos os animais, incluindo suas partes sombrias também. Muda de cor facilmente, o que faz com que tenha a capacidade de se adaptar às circunstâncias e de sobreviver pela dissimulação. No entanto, pode assumir mais que o dobro de seu tamanho quando houver um confronto ou embate, potencializando suas cores para impressionar, suas cores variam com o humor. A sua lentidão exagerada, literalmente de pé ante pé, dão-lhe fama de ser cauteloso, escolhendo com máxima prudência o próximo passo. A sua língua enorme captura as suas presas à distância e permite-lhe retirar facilmente sem afrontar, enquanto seus olhos que perscrutam em todas as direções asseguram-lhe a imobilidade, a permanente observação sem transparecer.

"Segundo algumas tradições, o camaleão é um atributo dos deuses, pois é utilizado pelas divindades assim como os anjos sendo um fiel mensageiro na comunicação com os homens..⁣"

 

Texto por Pavitra Shannkaar

Mas ao cair das alturas por habitar o topo das árvores, sua poderosa cauda tem a capacidade de agarrar-se a algo, reconhecendo a segurança ao toque de um mínimo esbarrão.

Segundo algumas tradições, o camaleão é um atributo dos deuses, pois é utilizado pelas divindades assim como os anjos sendo um fiel mensageiro na comunicação com os homens. Subindo e morando ao topo das árvores é também associado ao raio e ao trovão, que pode ser invocado, se alguém lhe fizer mal. Nas tradições dos povos pigmeus, foi o camaleão que retirou da árvore da vida o primeiro homem e a primeira mulher juntamente com a primeira água da terra. Foram os filhos deste casal que deram origem a todas as raças da terra, das sementes da árvore inicial surgiram todas as outras árvores do mundo. O camaleão deu o nome a todos os animais do mundo que vieram dos céus. No Alto Volta, bem como em várias tradições da África , o camaleão tem poderes relacionados com a fecundidade e é utilizado em muitos preparados medicinais. Está também relacionado com o sol e o arco-íris, aqui novamente como intermediário entre o céu e a terra. Nas tradições vodus africanas é representado com um sol na boca. Pela sua lentidão, acredita-se que o camaleão é ideal para ir buscar a morte, no entanto segundo algumas tradições, pelo fato da morte existir, já que encarregado pelos deuses de comunicar aos homens que eles eram imortais, esqueceram-se e tornaram mortais.

Pavitra Shannkaar autor autoconhecimento e espiritualidade

Tags

Pavitra Shannkaar autor em autoconhecimento e espiritualidade

Sobre o Autor

Pavitra Shannkaar é autor e escritor em ética, espiritualidade e autoconhecimento, também é terapeuta transpessoal, cantor e compositor da banda Ungambikkula, além de ser presidente da Cooperativa Cultural e Artística Ungambikkula. Autor do livro "Raiz das Estrelas".

Mais recentes

Continue lendo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *